quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Antigos Paços Municipais


A construção de uma Casa da Câmara de Guimarães foi um projecto acalentado por sucessivas vereações ao longo de toda a Idade Média.
Um primeiro edifício, construído especificamente para esse fim, aconteceu em 1384, com grande probabilidade no local onde hoje se ergue o antigo paço municipal.
Este é um edifício singular, implantado em pleno centro nevrálgico da cidade, cujas características arquitectónicas marcam mesmo parte do imaginário medieval vimaranense. Trata-se, todavia, de uma construção integrável num restrito conjunto de edifícios municipais, característico de algumas vilas e cidades do Noroeste do país, em plena voga nos finais da Idade Média.
Tipologicamente, organizam-se a dois andares, sendo o primeiro definido por uma longa arcada ogival (neste caso constituída por uma sucessão de quatro arcos), a toda a largura do edifício, cujo espaço interior, amplo e destituído de compartimentação arquitectónica
O segundo andar, fechado por janelas, compunha-se de uma câmara única, salão de reuniões para os vereadores municipais e também para o tribunal.

Sem comentários:

Enviar um comentário